Odontologia desportiva

Odontologia Desportiva

Realizamos consultas de emergência para esportistas que sofreram algum tipo de traumatismo dental:

Consulta inicial: Exame Radiográfico periapical para avaliar a extensão do trauma e possíveis danos no periodonto (concusão, intrusão, extrusão e avulsão).

 

Após avaliado a situação do paciente será realizada a conduta emergencial cabível a cada caso. Para prevenção de eventuais traumatismos  esportivos confeccionamos protetores bucais

Protetor Bucal para Esportistas

Os traumatismos dentários ocorrem com freqüência durante a prática de esportes. Segundo uma estimativa da National Youth Sports Foundation, mais de 5 milhões de dentes são perdidos devido as atividades esportivas, anualmente. Conforme um estudo da American Dental Association – ADA, mais de 200 mil traumas orais são evitados graças aos protetores bucais. Os protetores bucais mantém os tecidos moles separados dos dentes, prevenindo a laceração dos lábios contra os dentes durante o impacto, além de reduzir e distribuir forças dos impactos frontais diretos que, de outro modo, causariam fraturas.

Protetores para Esporte não são todos iguais
Hóquei, Squash, Polo, Kickboxing, Karate, Rugby, boxe, skateboarding, patinação, motocross, pólo aquático, judô, ciclismo, basquete, vôlei, futebol, basebol.

A comparação entre os protetores orais esportivos de fabricação exclusiva sob medida com protetores orais pré fabricados revelam significativas diferenças.

Os protetores orais pré fabricados não se ajustam com tanta precisão ao maxilar como os protetores fabricados sob medida e interferem na capacidade de respirar e falar. Como devem ser aquecidos em água e modelados diretamente na boca, na maioria dos casos as pessoas mordem errado e ficam com o protetor defeituoso, mais espesso de um lado e menos espesso do outro, causando assim uma falsa proteção e um enorme desconforto.
 

Já os protetores fabricados sob medida são confecionados em ambiente laboratorial e a partir de um modelo feito pelo cirugião-dentista, o que resulta em total adaptação, e maior conforto e segurança para o usuário.

De uma simples caminhada até um esporte de alto impacto, os protetores são sempre recomendados. Eles podem ser fabricados em 3 níveis de proteção. Confira as indicações, e características dessas diferentes opções de protetor na tabela a seguir:

LEVE:

Indicação:

Academia, caminhada, corrida, ciclismo, hipismo, futebol, voleibol, handebol, etc.

Espessura:

1 camada de 1,5 a 3,0 mm

Material:

Etileno vinil acetato e Polietileno

MÉDIO:

Indicação:

Luta livre, judô, basquete, beisebol, motocross, skate, patins, etc.

Espessura:

2 camadas de 1,5 a 3,0 mm cada, total 23,0 a 5,0 mm

Material:

Etileno vinil acetato

PESADO:

Indicação:

Profissional, boxe, vale tudo, karatê, etc.

Espessura:

1a. camada de 1,5 a 3,0 mm (E.V.A. *)
2a. camada de 0,5 mm (polietileno, material rígido)
3a. camada de 1,5 a 3,0 mm (E.V.A. *)

Material:

Etileno vinil acetato e Polietileno